top of page

Segurança ameaça a Inclusão Digital

Comecei a escrever este blog, depois de avaliar uma atividade que os usuários de computador ainda hoje fazem e que particularmente faço ao menos duas vezes ao dia. Verifico minha caixa de e-mails, a de entrada e também a de lixo eletrônico, afinal nem sempre os filtros automatizados para a contenção de spam funcionam e podemos perder coisas importantes. Desta forma, todo dia é comum receber dezenas de e-mails por período. Avalio, respondo, armazeno alguns e elimino muitos deles que possuem enunciados criativos, chamativos, e talvez uteis para alguém... "Perca peso!", "Encontre o seu par perfeito!", "Economize tempo! Autorecurso para multas" etc.

Nesta rotina de verificação da caixa postal eletrônica é comum receber também outros e-mails não tão inocentes e suspeitos do tipo phishing. Estes artefatos maléficos são pura engenharia social e estão cada vez mais parecidos com a comunicação utilizada pelas empresas reais em seus sites (especialmente quando acessados via aparelhos móveis), podendo enganar facilmente usuários menos acostumados com este tipo de abordagem criminosa, que procuram manter-se digitalmente inclusos tentando entender e participar à sua maneira das mudanças oriundas da tecnologia, que transmuta continuamente a vida no mundo.

Antes da assinatura de contratos nos precaviam "Cuidado com as entrelinhas...", hoje com certeza podemos dizer: Cuidado com os clicks nos links e na abertura de anexos principalmente daqueles adicionados a e-mails não solicitados ou disponibilizados gratuitamente nas redes sociais. Proteja suas senhas e não forneça informação pessoal confidencial sem antes ter certeza da realidade da situação.

O conceito de Inclusão Digital não está limitado apenas a capacidade e uso das tecnologias da informação, mas também a segurança de seu acesso. Sem esta pseudo garantia, o desinteresse pelo aprendizado e atualização do conhecimento em relação a tecnologia rapidamente se esgota e o nível de utilização diminui, tornando o meio sem propósito ou inviável para parte de seus usuários. É importante dizer e lembrar que a base do engajamento social tem suas raízes mais profundas aderidas no sentimento de acolhimento e confiança que trazemos conosco.

Do telefone à internet - se perguntarmos quantas pessoas ainda hoje possuem e utilizam telefone fixo em casa, certamente veremos que este aparelho e esta linha telefônica estão com seus dias contatos. Podemos perceber que a mobilidade e a explosão do uso dos celulares é cada vez mais utilizada para a conexão do usuário na Internet e menos a sua necessidade de fazer e receber chamadas telefônicas. A internet se tornou o grande canal de comunicação e acesso a informação em nosso tempo e desta forma vejo com preocupação o descaso de provedores de banda Internet, que não se importam com o conteúdo e divulgação expostos e consumidos por seus assinantes, bem como a falta de uma regulamentação e policiamento mais eficiente, que identifique e puna mais rapidamente os focos de ações e práticas ilícitas na rede mundial (www).

Com as táticas de marketing na Internet fortemente baseadas na quase gratuidade da informação, oferecendo contrapartidas ao usuário em troca do preenchimento de um cadastro pessoal ou da confirmação de sua identidade, acabamos vendo nossas informações, muitas vezes sendo utilizadas para o oferecimento de conteúdos não desejados e totalmente desconexos com o nosso estilo de vida. Com isto, percebemos a queda da efetividade do uso de e-mails e já vemos a busca por novas ferramentas de contato entre as empresas e seu público, uma vez que a confiança do usuário consumidor começa a se abalar diante de armadilhas e fraudes diariamente relatadas e noticiadas de tempos em tempos pelo mundo. Além disto, e talvez o mais importante, é o fato de que sem a segurança, perdemos uma parte dos usuários e consumidores da rede, e também estabelecemos naturalmente pré-requisitos de recursos e conhecimento mais avançados para a utilização final (independente do nível que esta ocorra), limitando a entrada e a longevidade da chamada Inclusão Digital.

Quantos e-mails uteis você recebeu hoje? Você já alertou ou tentou notificar alguma ação suspeita criminosa na Internet? Como você se sentiria e o quê faria se você, alguém da família ou amigos perdessem parte de suas economias devido a um click despretencioso enquanto buscava por ajuda ou mais informações? Pense nestas questões, e no que podemos fazer a respeito para melhorar este ambiente, afinal fazemos parte desta rede - onde somos todos usuários.

Segurança ameaça a Inclusão Digital

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page