Inspirações e Expirações do Trabalho
- João Pinke
- 17 de jul. de 2021
- 3 min de leitura
O trabalho para a humanidade sempre teve papel fundamental para o desenvolvimento e evolução dos países, sendo a geração do emprego, com todas as dificuldades para conquistá-lo e mantê-lo, indicador importante de desempenho dos governos. Do ponto de vista social ainda, o trabalho integra as pessoas, proporciona a prática do autoconhecimento, efetiva o sentimento de “autoria” e de “ser útil” na sociedade. Assim, podemos acreditar que mesmo havendo importantes transformações (tecnológicas, culturais e socioeconômicas), não existirá na história humana momento, em que não será necessário trabalhar.
Todos os dias, artigos são escritos e ponderam sobre o que esperar do trabalho no futuro. Com certeza as opiniões e hipóteses são variadas, mas se encontram ao concluir que: o mundo continuará mudando e estar preparado fará toda a diferença.
Um dia destes, em pleno confinamento da pandemia, meu filho com toda sua confiança de 10 anos e “altamente digitalizado” (geração α) me comunicou: “Pai, vou ser um youtuber!”. Acostumado com as terminologias técnicas da nossa era e tentando me manter atualizado sobre tendências de novas carreiras e futuro do trabalho, quis entender os motivos para aquela escolha e iniciamos uma daquelas memoráveis conversas entre pais e filhos, daquelas que os pais jamais se esquecem.
Bom, de fato, não tive uma resposta simples (do tipo: “Porque sim!” ou “Porque quero!”). Falamos sobre possibilidades... De fazer algo de que gostávamos, de termos recursos financeiros para iniciarmos um negócio (com alguns conceitos de marketing já despontando) e de conseguir nos manter (incluindo sua futura família) com o resultado do trabalho, além é claro da possibilidade de mudarmos de opinião sobre tudo e recomeçar.
Quando somos crianças (ou quando eu era), sempre temos fantasias... Brincamos e imaginamos o nosso futuro e o que seremos na vida, muitas vezes somos influenciados pelas profissões, atitudes ou “estilos” de nossos pais e heróis. Quando finalmente “amadurecemos”, escolhemos ou somos guiados pela vida a fazer uma opção e iniciamos o nosso caminho autônomo de realizações.
Buscamos protagonismo, aceitação e sucesso e logo percebemos que neste trajeto existem obstáculos, desvios, acelerações e lentidão, que acabam por nos influenciar a fazer novas escolhas. Com o tempo, moldados e lapidados pelas experiências, nos sentimos mais fortes e preparados para assumir riscos. Livres de pressão e preocupações adicionais, entendemos e conseguimos desempenhar melhor as atividades que nos propomos com maior domínio das situações e qualidade da nossa entrega. Quando nos apaixonamos pelo que fazemos, queremos mostrar ao mundo a nossa satisfação e os frutos colhidos, bem como aplicar e promover o conhecimento adquirido com tudo aquilo, buscando inspirar novos seguidores e sucessores.
Antes de você iniciar sua história de sucesso seria importante que soubesse ao menos 3 (três) coisas:
Tudo tem o seu tempo, as oportunidades somente serão aproveitadas quando você estiver pronto. Por isso, não se apresse, mas programe-se desde cedo para estar em “modo contínuo” de aprendizado e preparação.
Nem todos nasceram para gerenciar negócios e nem todos conseguirão ser especialistas! Busque a sua excelência e o que te faz sentir-se feliz.
Acredite nos seus sonhos e sempre se ajude (seja o seu melhor amigo) a torná-los realidade.
Além disto, lembre-se:
Não subestime, respeite e faça-se ser respeitado.
Procure estar em ambientes “mentalmente” saudáveis.
Cerque-se de pessoas tão boas ou melhores que você.
Problemas possuem soluções, em geral simples (Não se desespere!).
Aprenda com todos os erros, reconheça os seus e se desculpe.
Seja merecedor do sucesso, compartilhe as conquistas e sempre agradeça.
Busque o “Equilíbrio” da vida (o trabalho é muito importante, mas não é tudo!).
Nota: Espero ter ajudado meu filho, nossa conversa foi ótima! Você me fez relembrar das tantas fases do meu caminho, refletir e pensar no futuro e como ele será para nós. Aguardei um tempo, pois quis estar inspirado para poder aqui registrar a nossa primeira conversa sobre trabalho. Gratidão!

Comentarios