top of page

Convergência - a revolução industrial 4.0

Se analisarmos o passado recente das últimas décadas, veremos que somente há pouco tempo foi quando os computadores surgiram efetivamente em nosso cotidiano e que a Internet revolucionou o comportamento das pessoas e dos rumos dos negócios em todo o mundo. Agora estamos chegando a mais um marco na história da humanidade com a "Revolução Industrial 4.0", a da Indústria Digital, possibilitando uma integração jamais presenciada entre máquinas, produtos, sistemas e pessoas, que mais uma vez mudará a forma com que vivemos.

Sabemos que em pouco mais de 10 anos, lá por volta do ano de 2.030, a capacidade de processamento ou poderíamos dizer que a "inteligência" dos computadores será maior do que a da raça humana. Como inventores nos encantamos a cada passo e conquistas realizadas por nossas "máquinas criaturas", reflexo de nós mesmos em ação, atendendo a condições e situações programadas. Mas estamos próximos de uma espécie de emancipação, onde é verdadeiro afirmar que os computadores em sua convergência evolutiva estão cada vez melhores em relação ao entendimento do mundo, e isto estará sendo refletido em poucos anos dentro do nosso mercado de trabalho, quando poderemos ter a extinção de postos iniciais de carreiras em áreas tradicionais como o da Advocacia, onde apenas especialistas sobreviveram.

Já conseguimos ver esta revolução transformadora claramente através do potencial de tecnologias como: impressão 3D, reconhecimento facial, sensores e controladores (M2M), realidade virtual e aumentada (VR / AR), inteligência artificial (AI) e internet das coisas (IOT) e de suas aplicações cada vez mais uteis, amigáveis, acessíveis e integradas em nossas casas, na área da Saúde, da Educação, dos Transportes, da Segurança e em todos os setores de projetos e produção de alimentos, de energia e de bens móveis e imóveis.

O nosso tempo humano não é mais suficiente para entender, absorver e utilizar todas as novidades e lançamentos de produtos tecnológicos, que se tornam cada vez mais rapidamente obsoletos e descartáveis, após uma ou duas fases de evolução ou após uma nova disruptura. Assim, se hoje você se interessa por algum nicho de mercado que gostaria de explorar, reflita e pergunte a si mesmo: "Será que teremos ou utilizaremos isto no futuro?". Se sim, seja rápido e faça acontecer antes que alguém ou algo o faça e torne sua ideia ultrapassada.

Sem considerar todos os grandes desafios mundiais e desencontros idealistas da nossa sociedade atual, em um cenário otimista, teremos a partir desta nova Revolução Industrial a disponibilização de mais serviços, mais conforto e melhores condições para a preservação e evolução da vida humana como hoje a conhecemos, que será prolongada em anos ou até em décadas. Resta agora, ir em frente, ainda como decisores dos nossos destinos, para planejarmos o quê faremos com todo este tempo extra e conhecermos como e até onde nossa criação evoluirá.

Nota do autor: Dedico este blog ao meu pai, que me iniciou na área de sistemas de informação e na ponderação da relatividade do pensamento racional na vida das pessoas.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page