top of page

Nossos novos amigos... os robôs!

O ano de 2019 começou tecnológico e veio com tudo! No evento da CES 2019 (Consumer Technology Association), realizado na semana passada em Las Vegas - NV nos EUA, tivemos mais amostras do que estamos vivenciando com os desenvolvimentos e avanços no campo da Inteligência Artificial (AI), que a cada dia mais se torna consistente e aplicável.

Ao longo de décadas sonhamos e desejamos ter as facilidades da vida do futuro, estampadas nos filmes e séries que fizeram sucesso a mais de 50 anos a realidade do nosso tempo parece trilhar e confirmar aquilo que no passado apenas visionávamos. Em breve teremos as condições de escala de mercado, para que tenhamos contato cada vez maior e profundo com esta tecnologia, onde máquinas foram programadas para interagir, captar informações, contextualizá-las e nos ajudam a realizar ações do nosso dia a dia, tornando a vida humana melhor. Mas quanto melhor e a que ponto esta cooperação poderá chegar?

Em uma das principais apresentações do evento da CES o Dr. I. P. Park (CEO e CTO da LG Electronics) iniciando com a pergunta "Is technology making your life better?" (A tecnologia está tornando sua vida melhor?) e respondendo afirmativamente que sim está, forneceu uma visão real do poder de integração existente hoje entre homem / máquina e das respectivas perspectivas e vantagens que podemos usufruir diariamente, dando exemplos da sua interação com o LG CLOi - o primeiro robô assistente da empresa, que se apresentou ao público depois de ser convidado ao palco.

De fato a inovação advinda do progresso da tecnologia transformou a vida humana. Fazendo uma retrospectiva dos últimos 100 anos, com o advento da eletricidade e dos eletrodomésticos, tivemos uma redução de 75% no tempo do trabalho executado dentro de casa em contrapartida a partir de 1970 com o surgimento do computador e das tecnologias de processamento de informações temos o crescimento do trabalho cognitivo humano dentro dos nossos lares antes jamais verificado. A vida se tornou mais fácil, racional e ao mesmo tempo complexa pela quantidade de informações que a cada dia recebemos para fazermos escolhas e ações.

Podemos dizer, que talvez neste momento, estejamos vivendo a época da humanidade onde conseguimos ter uma abundância de recursos e facilidades jamais vistas antes, nossa expectativa de vida se estendeu para além dos 100 anos, relativamente menos pessoas no mundo vivem na faixa da pobreza e temos com certeza mais integração global, mais conhecimento, mais relacionamentos, mais oportunidades e opções para consumir produtos e serviços.

Nesta linha, a inteligência artificial, com o emprego das novas tecnologias como Redes digitais e sensores, Robótica, Impressão 3D, Realidade virtual e aumentada, Blockchain e Biologia sintética se apresenta como uma solução de emprego imediato e eficiente às necessidades que vislumbramos e que já nos deparamos, podendo tornar as tarefas diárias de nossas vidas "auto-mágicas", sendo operacionalmente assitidas e facilitadas por máquinas que nos conhecem com base na preleção de gostos, preferências registradas, emoções e depoimentos de pessoas de nossos relacionamentos.

Imagine acordar nesta nova vida! Sendo assistido por dispositivos interativos que conhecem seus hábitos, suas necessidades e te ajudem o dia todo, desde o momento de você despertar, na manutenção da sua casa, nas tarefas de limpeza dos espaços e das roupas, na organização de seus compromissos, nas suas compras de abastecimento e reposição de produtos na casa, em aconselhamentos na hora de você se vestir para sair e ir a uma determinada ocasião ou para preparar alimentos conforme sua dieta e necessidades calóricas... incrível não? Em poucos anos, os veículos autonômos serão os principais equipamentos que se utilizarão da inteligência artificial para transportar com segurança e fornecer entretenimento ou opções de conectividade para os passageiros se assim eles desejarem fazer algo enquanto não chegam em seus destinos.

Considerando o fato de que: "Quanto melhor você conhece alguém, melhor você conseguirá ajudar a esta pessoa" o sucesso para que este futuro se torne realidade mais rápido dependerá da expansão e disponibilização no mercado de sensores de reconhecimento de voz e vídeo para que possamos registrar de forma ampla as nossas experiências humanas e fazer com que a computação processe as informações estabelecendo os modelos padrões de satisfação e bem-estar de forma individual e ou coletiva.

Além das atividades do cotidiano, a inteligência artificial terá impacto em quase todas as grandes indústrias, da tecnologia à saúde, agricultura, transporte, engenharia e assim por diante. Hoje, projetos de máquinas que se utilizam da inteligência artificial para seu próprio auto ajuste, atualização, suporte e manutenção já estão sendo produzidas. No entanto, máquinas que conscientemente pensam por si próprias e agem por diretrizes são ainda ficção de um futuro, que ainda não conseguimos prever como e quando o mesmo ocorrerá e imaginar qual será a participação do próprio homem nesta evolução.

CLOi, o primeiro robô assistente da empresa LG.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page