O Segredo e o custo do Sucesso

November 29, 2018

A arte dos negócios, a inovação, o posicionamento e as estratégias para se comandar empresas e fazer com que as pessoas se engajem, reconheçam o valor e se unam em prol de objetivos comuns para conquistar a vitória - a sensação de reconhecimento e realização pessoal do dever cumprido.

 

O roteiro é interessante e com certeza você se sente atraído por ele neste momento, escrevo hoje para falar um pouco sobre o dia-a-dia dos executivos lideres de organizações independente do porte, setor e segmento do mercado onde atuam. Apesar da aparente normalidade de interação e controle da situação, eles, assim como eu, somos muitas vezes isolados pelo próprio sistema e estrutura organizacional existente.

 

Sim, confesso, #eutambém! - somos solitários em nossos papeis de atores protagonistas: empreendedores do caos! Fazemos escolhas a todo o momento e tomamos decisões difíceis, que influenciam processos operacionais, indicadores, resultados e pessoas ao nosso redor - buscamos o crescimento e o sucesso dos negócios, mas muitas vezes, isto nos custa parte de nossas relações pessoais e do próprio equilíbrio do conceito de sustentabilidade que impomos para o ecossistema das nossas vidas.

 

Recordo do conceito da carreira "Y", amplamente propagado pela cultura das empresas multinacionais, que já nos alertaram há 20 e poucos anos atrás de que nem todos queriam e poderiam ser lideres de equipes e que havia uma saída para dizer que um técnico especialista poderia se desenvolver e vir a ocupar um cargo de diretor ou ser o presidente da organização. Aqui é bom que façamos um parêntese de aprendizado e aconselhamento, em especial como alerta para os novos talentos, que hoje despontam no mercado, ansiosos pelo sucesso da rápida ascensão. Em geral, os profissionais se esquecem de perguntar qual o propósito de suas vidas, do que realmente gostam de fazer e de onde querem atuar ao ingressarem no mundo corporativo, acabando por optar por caminhos "mais curtos" ou de "alta visibilidade" se deparando com maiores riscos e frustrações, que podem acarretar em um precipitado encerramento de carreira dentro daquela organização e por vezes do mercado. 

 

Na vida tudo tem seu preço... sua recompensa e... seu aprendizado!      

 

O que te move? De onde vem esta força diária de não querer parar de trabalhar, de investir mais tempo e de não voltar para cama dormir? Estas são as perguntas que devemos nos fazer a cada dia para definirmos o quê realmente ainda vale a pena. Decisões precipitadas e mal feitas no presente têm consequências e trazem mudanças de rotas complicadas de se reverter ao longo da jornada. 

 

Com uma ampla experiência profissional conquistada ao longo de anos na estrada corporativa e desejos de um trainee visionário, ainda vejo o mundo de oportunidades, que nos cerca, em seu constante processo de mudança e mutação.

 

Hoje não há mais como fazer previsões e planejamentos de longo prazo, tudo se recicla e se torna novo a cada instante e assim nos negócios não podemos esperar mais. É preciso decidir se iremos ou não participar do evento, do projeto, da disputa pelo mercado - temos que ser objetivos e efetivos a todo o momento, cultivar relacionamentos e parcerias verdadeiras, compartilhar mais para agregar e obter mais conhecimento, repensar nossas visões e crenças, e traçar novas metas de tempos em tempos. Na verdade é preciso nos reinventar para o "atual emergente" e humildemente devemos aceitar que erramos em muitos momentos, mas também reconhecer, que evoluímos e que continuamos a ter a vontade de aprender. 

 

Conhecimento, Habilidade e Atitude são os ingredientes básicos necessários para a receita do profissional e do ser humano de sucesso em qualquer lugar, condição e época, sendo que em minha opinião estes também são os elementos fundamentais, para que continuemos a percorrer, com vigor a cada dia esta "estrada" em busca de nossos novos objetivos e propósito. 

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

A Nova Liderança

June 15, 2020

1/10
Please reload

Posts Recentes

June 15, 2020

Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

2020 - INFO4U ©