Cliente - O quê você faz para ele ficar feliz?

March 17, 2017

Para iniciar, gostaria de fazer uma menção ao dia 15 de Março, o Dia Mundial dos Direitos do Consumidor. Esta data foi comemorada, pela primeira vez, em 1983, inspirada por um discurso sobre os direitos dos consumidores feito, 21 anos antes pelo então presidente dos EUA, John Kennedy, em 15 de março de 1962,  em que ressaltou essencialmente o direito à segurança, à informação, à escolha e o direito de ser ouvido.

 

Aqui no Brasil, mesmo em época de altas expectativas, incertezas e poucos negócios, é possível se verificar iniciativas em vários segmentos lembrando a data e a importância do cliente para o negócio. Isto é muito importante porque afinal de contas todos nós somos consumidores e gostamos que os nossos direitos sejam respeitados.

 

Mas fechando o parentêses, o quê você faz para o seu cliente ficar feliz? Se você não consegue se lembrar o quê fez ou o quê faz, mas gostaria de relembrar, confirmar ou saber por onde começar aqui vão 4 dicas simples, que ajudam a conquistar e mudam a maneira com que os clientes, consumidores do seu negócio, enxergam a sua empresa.

 

1) Pergunte sempre que possível sobre a experiência que ele está tendo ou teve naquele momento.

 

2) Faça ele saber quê você o respeita, atenda-o com alegria e empatia, valorize-o e agradeça-o sempre pela presença.

 

3) Crie meios de engajamento dele com a sua marca, reconhecendo a sua preferência, sua participação e suas sugestões e indicações.

 

4) Comunique, comunique e ... comunique sempre, mas saiba o quê, para quem e como fazê-lo. Novidades, promoções, casos de sucesso e prêmios, colaboradores, parceiros e clientes que fazem a diferença, tudo é possível e passível de comunicação diante do contexto, mas pense, considere e respeite sempre os direitos do consumidor.

 

Resumindo estas dicas, lembre-se que o senso de pertencimento, gerado dentro de uma comunidade é uma das ferramentas mais importantes, que dispomos para a propagação e valorização da nossa marca.  

 

 

 

 

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